Registro de parte significativa da história e das principais formas de narrar desenvolvidas pela emissora educativa de televisão da Universidade Federal de Ouro Preto, a TV UFOP. Nesta trajetória será realizada reflexão sobre alguns conceitos como jornalismo público, televisão educativa, difusão regional e patrimônio audiovisual. Também serão observadas as formas como os elementos narrativos e estético-reflexivos são empregados no modelo de televisão educativa adotado pela TV UFOP. Através de leituras, do estudo de campo e da análise cuidadosa do conteúdo produzido pela emissora, também...
Pesquisa imersiva sobre a videoarte e a produção autoral na linguagem audiovisual. Articulação entre reflexão teórica e possibilidades construtoras experimentais em estúdio de TV. Como desdobramento das investigações, busca-se constituir um programa televisivo autoral que para tratar de temas relacionados a ações afirmativas e à diversidade. Neste caminho, o projeto transita em uma forma fluída que permite o uso de mecanismos experimentais de aproximação e diálogo entre entrevistado e entrevistador, catalisando comunicações mais próximas, dialógicas e humanizadas. Além disso, a arte e a...
O projeto propõe reflexões sobre a difusão da ciência e da tecnologia a partir do suporte audiovisual e das possibilidades transmidiáticas. A iniciativa contempla a investigação do meio televisivo, bem como seus novos desdobramentos e janelas de difusão do conhecimento a partir do suporte audiovisual e da web. Através da parceria entre TV UFOP e Rádio UFOP Educativa está sendo desenvolvida uma série de programas denominada Mutatis Mutandis: à procura do saber – já dentro de um mecanismo construtor transmídia. A série contempla a criação de dez episódios na linguagem... Leia mais sobre Ciência e audiovisual: uma parceria para a popularização do conhecimento
Projeto de pesquisa sobre linguagem cinematográfica que se desdobra em atividade de extensão a partir da constituição de um cineclube denominado Banana Verde: Encontros de Cinema. Este nome carrega várias simbologias, entre elas a perspectiva de um processo sempre em construção, em metamorfose, em fase de amadurecimento. Além disso, sugere singularidade, pluralidade e também proximidade com o público. Um dos seus objetivos é exatamente a ampliação do diálogo entre a Universidade e a comunidade que a acolhe, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo... Leia mais sobre Cinemas em rede – pela constituição de um cineclube que espelhe muitos Brasis e abra espaço de fruição, diálogo e reflexão para todos
Investigação do papel dos agentes realizadores pioneiros e das primeiras produções televisivas desenvolvidas nas cidades de Mariana e Ouro Preto, MG. Além do estabelecimento de um mecanismo cronológico identificador desses personagens, suas ações e obras inovadoras, a pesquisa busca analisar parte desta significativa produção e sua correlação com as comunidades registradas, seja através do jornalismo eletrônico ou por meio gêneros ou estruturas narrativas mais experimentais.
Coordenação: Prof. Dr. Adriano Medeiros da Rocha Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado: (1)
Investigação, análise e registro das formas e manifestações de produção e exibição cinematográficas desenvolvidas na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) Coordenação: Prof. Dr. Adriano Medeiros da Rocha
Estudo que busca analisar como a preservação e a restauração de materiais cinematográficos brasileiros podem contribuir para a construção de uma memória coletiva e de formas de identidade. A proposta trabalha a linguagem cinematográfica e seus produtos derivados enquanto instrumentos que auxiliam na rememoração e na reconstrução da história e dos mecanismos de pertencimento.
Coordenação: Prof. Dr. Adriano Medeiros da Rocha Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado: (1)
Financiador(es): Projeto aprovado em Edital de Iniciação...
O ensino da ética profissional constitui a base da formação em qualquer carreira do ensino superior e sua importância é reconhecida pela lugar ocupado pela disciplina nos currículos dos cursos de graduação. No Jornalismo, o conteúdo ganha importância fundamental em um tempo em que os procedimentos da profissão vêm sendo questionados de forma sistemática, a partir do fenômeno contemporâneo das fake news, a disseminação de notícias falsas pela internet. Ao lado da Ética no Jornalismo, a Crítica de Mídia constitui-se como um importante lugar para se pensar a prática profissional a partir...
Este projeto de pesquisa desenha a proposta para uma Teoria do Jornalismo construída a partir dos problemas que emergem na produção contemporânea da narrativa audiovisual, no que diz respeito ao modo de produção de imagens fora dos cânones do telejornalismo, a partir do uso de tecnologias móveis digitais, especialmente o telefone celular, por pessoas sem formação jornalística. A palavra problemas, no plural, dá conta de comunicar que são muitas as questões a serem apresentadas, como pesquisa, já que a produção audiovisual, no jornalismo, hoje, não se restringe apenas a um número pequeno de... Leia mais sobre Tecnologias móveis e a reconfiguração da rede-audiovisual: incursão empírica para produção de uma Teoria do Jornalismo em Equívoco
A partir da Teoria do Jornalismo em Equívoco (LAIA, 2016; LAIA, 2020) e do método da Cartografia de Controvérsias (LATOUR, 2005; LEMOS, 2013), propomos o mapeamento dos equívocos emergentes das declarações do presidente Jair Bolsonaro e de sua equipe de ministros, durante a pandemia de Covid-19. O acesso e estas controvérsias será franqueado pelo noticiário diário de TV, por meio do acesso a notícias recentes e notícias passadas. A partir do material empírico, será possível mapear as principais controvérsias para fazer emergir os equívocos contribuindo para o trabalho de construção de...