Observatório “Jornalismo(S)”: ferramenta de pedagogia ativa para o ensino de Crítica de Mídia e Ética Jornalística

O ensino da ética profissional constitui a base da formação em qualquer carreira do ensino superior e sua importância é reconhecida pela lugar ocupado pela disciplina nos currículos dos cursos de graduação. No Jornalismo, o conteúdo ganha importância fundamental em um tempo em que os procedimentos da profissão vêm sendo questionados de forma sistemática, a partir do fenômeno contemporâneo das fake news, a disseminação de notícias falsas pela internet. Ao lado da Ética no Jornalismo, a Crítica de Mídia constitui-se como um importante lugar para se pensar a prática profissional a partir destas mudanças, levando-se em conta a tradição das pesquisas na área e o desenvolvimento de metodologias que podem contribuir para o exercício da análise dos conteúdos disseminados pelos meios de comunicação, inclusive nos jornais.

Os direitos humanos, a partir da Declaração Universal e da Constituição Brasileira de 1988, constituem o direcionamento fundamental do exercício do jornalismo, atividade que nasceu junto com a Revolução Francesa, a partir do Iluminismo. Sendo assim, propomos a continuação do trabalho do Jornalismo(S) – observatório de mídia como ferramenta pedagógica para o ensino de Crítica de Mídia e Ética Jornalística, disciplina obrigatória que apresenta alto índice de retenção entre os alunos a partir da alteração curricular do curso de Jornalismo, em 2015.2. Já houve uma experiência neste sentido, no semestre 2018.2, com a observação do noticiário sobre as eleições e os resultados preliminares foram positivos.

Durante os dois semestres de 2019, o trabalho ganhou a chancela do programa Pró-Ativa e ajudou a diminuir a retenção, além de gerar um banco de dados para pesquisa em Crítica de Mídia e uma série de trabalhos acadêmicos apresentados em eventos durante o ano, e ainda abrir espaço para a sistematização de um modelo pedagógico para ensino dos temas abordados. Este ano, o objetivo é consolidar o trabalho do observatório expandindo as análises para além do telejornalismo e incluindo a discussão sobre Ontologia do Jornalismo.

Coordenação: Prof. Dr. Evandro José Medeiros Laia e Profa. Dra. Lara Linhalis Guimarães
Integrantes: Lucas Lopes Mantovani (Graduação) / Profa. Ms. Kamilla Morando Avelar (Docente)
Financiador(es): Projeto contemplado em Edital Pró-Ativa PROGRAD – UFOP
2019 – 2020 – Situação: em andamento