O Circula-Vídeo é um projeto de produção audiovisual com smartphone, voltado para jovens e adolescentes, alunos da rede estadual de ensino de Mariana, no intuito de desenvolver habilidade para produção de peças audiovisuais e crítica de mídia, a partir de conversas com professores e profissionais da área e de oficinas práticas de roteirização, captação e edição de vídeos com uso de aplicativos no telefone celular e também a partir de computadores pessoais. O objetivo é registrar situações do cotidiano, na periferia da cidade, além do patrimônio imaterial da região, tanto no que diz respeito às manifestações culturais, como os reinados, os congados e a capoeira, assim como a memória da rede ferroviária, de modo que o audiovisual funcione como ferramenta para o conhecimento e o reconhecimento da própria realidade que os cerca, garantindo cidadania cultural e articulando saberes e memórias. Além disso, o projeto também propõem a reflexão sobre a produção audiovisual como ferramenta didática, com a realização de um seminário sobre o assunto, reunindo educadores e coletivos culturais que utilizam ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de aprendizagem, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, em parceria com o Departamento de Jornalismo. O proposta também articula-se com a pesquisa sobre telefone celular, que já vêm sendo desenvolvida pelo proponente deste projeto desde 2012.

Coordenação: Prof. Dr. Evandro José Medeiros Laia
Integrantes: Matheus Augusto dos Reis Rodrigues, Gabriel Augusto Barbosa Lage (Graduação) / Thiago Caldeira da Silva (Técnico) / Profa. Dra. Lara Linhalis Guimarães (Docente)
Financiador(es): Projeto contemplado em Edital Proex-UFOP para ações de extensão

2019 – Situação: concluído