Projeto de pesquisa sobre linguagem cinematográfica que se desdobra em atividade de extensão a partir da constituição de um cineclube denominado Banana Verde: Encontros de Cinema. Este nome carrega várias simbologias, entre elas a perspectiva de um processo sempre em construção, em metamorfose, em fase de amadurecimento. Além disso, sugere singularidade, pluralidade e também proximidade com o público. Um dos seus objetivos é exatamente a ampliação do diálogo entre a Universidade e a comunidade que a acolhe, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo, a partir de análises dos filmes assistidos durante as exibições. A cada mês o projeto traz uma temática diferente, visando incentivar as investigações e discussões acerca de diversos assuntos que permeiam nossa sociedade. Neste caminho são catalisados temas como:  política, cidadania, liberdade, educação, igualdade de gênero, a luta antirracismo, os direitos das comunidades LGBTQI+, o cotidiano de pessoas com necessidades especiais e diversidade religiosa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1)

Financiador(es): Projeto aprovado no Edital PIDIC Nº 001/2019 – Apoio a Atividades de Ações Afirmativas na UFOP – Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PRACE/UFOP)

2019 – 2019 (situação: concluído)