O projeto propõe reflexões sobre a difusão da ciência e da tecnologia a partir do suporte audiovisual e das possibilidades transmidiáticas. A iniciativa contempla a investigação do meio televisivo, bem como seus novos desdobramentos e janelas de difusão do conhecimento a partir do suporte audiovisual e da web. Através da parceria entre TV UFOP e Rádio UFOP Educativa está sendo desenvolvida uma série de programas denominada Mutatis Mutandis: à procura do saber – já dentro de um mecanismo construtor transmídia. A série contempla a criação de dez episódios na linguagem audiovisual e outros vinte episódios na linguagem sonora, além do desenvolvimento de redes sociais que desdobram e ressignificam o conteúdo produzido. As temáticas científicas e tecnológicas abordadas são variadas, de interesse público e buscam registrar projetos de destaque desenvolvidos por pesquisadores da UFOP.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1)

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro. Projeto premiado no edital Fapemig 07/2015 – Popularização da ciência e da tecnologia

2015 – 2021 (situação: em desenvolvimento)